05 mai

violão

 

Nossa saúde é um bem precioso! Estar com o corpo “saudável” mantém nossa qualidade de vida e nos permite viver em plenitude. Falando do universo dos músicos, a saúde “auditiva” é algo que deve ser tratada de maneira especial.

 

Os ouvidos são ferramentas de trabalho por serem o canal que recebe estímulos e inspirações, além de serem fundamentais no aspecto técnico (timbragem, sensibilidade, dinâmica).

 

O assunto merece ser tratado com seriedade. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a perda de audição relacionada ao ruído musical é a segunda maior causa de surdez no mundo.

 

Parece um paradoxo, mas a perda auditiva funciona de maneira “silenciosa”, e no geral é por efeito cumulativo. A exposição de som elevado durante um período grande pode causar danos auditivos cada vez mais severos, de forma contínua e elevada.

 

Neste contexto os músicos são as grandes vítimas, ou “vilões” de si mesmo. É comum terem um fascínio por tocar músicas, ensaiar, mixar, gravar com um volume mais elevado. Por isso, seguem algumas dicas para manter a saúde dos seus ouvidos em dia:

 

 

  1. Não coloque o som do seu carro no volume de um show cada vez que for dirigir.
  2. Evite ficar perto de alto falantes e PAs enquanto estiverem com muito volume.
  3. Não utilize fones de ouvido “altos” e por muito tempo.
  4. Cuidados com os equipamentos In Ear. Só os utilize com técnicos de som experientes.
  5. Para músicos que estão no “batidão”, dê um descaso ao seu ouvido sempre que puder (livros e atividade física pode ser uma boa alternativa).
  6. Utilize os protetores de ouvidos quando ficar exposto em ambientes com muito volume.

 

Espero que tenham gostado das dicas! Lembre-se, ninguém pode gostar mais de você do que você mesmo. Então, cuide-se!

F.Gênia