17 mai

Sabe aqueles solinhos que fazem toda diferença durante a música?

 

Essa técnica é chamada de clichê e pode ser usada em qualquer estilo musical e qualquer tonalidade, permitindo assim maior criatividade e identidade para a canção.

Em algumas músicas esses clichês já são esperados e já viraram marca registrada da canção como: Aonde quer que eu vá, Segundo Sol, entre outras.

Essas pequenas frases devem ser aplicadas durante a música enquanto o violonista faz a base e podem ser tocadas dentro do acordo ou durante as mudanças de um acordo para o outro.

O mais interessante da técnica é que você pode aplicar as mesmas notas de formas diferentes. Por exemplo, uma frase para o acorde de G maior, se você fizer as mesmas notas em estilos diferentes, como poderá inovar ou deixar com que sua métrica funcione em estilos tão diversos?

Uma opção é modificar a duração das notas, ou fazer a frase musical maior ou encurtá-la por exemplo, isso trará ainda mais versatilidade!

Pensando nisso, nossa Artista Débora Ildêncio preparou essa vídeo aula para que você comece a utilizar a técnica e tenha ainda mais personalidade no seu violão!

 

Confira!

F.Gênia