26 jul

Os cuidados com o violão e a sua manutenção fazem toda diferença no resultado final do seu som. Trocar as cordas com frequência além de ser algo necessário permitirá uma melhor sonoridade, mais brilho, afinação e execução do seu instrumento. Para algumas pessoas essa hora pode causar tensão, ou parecer algo difícil, mas existem algumas técnicas que facilitam ainda mais esse processo. O primeiro passo na hora de substituir suas cordas é trocar uma a uma, isso evitará a movimentação do braço do violão, mantendo assim a regulagem do mesmo.

Então por exemplo, substitua a corda Mi usada pela nova e somente depois retire a próxima corda fazendo o mesmo procedimento até que todas as cordas sejam substituídas.

Um erro muito comum é enrolar toda a corda no pino da tarraxa, que acaba sobrecarregando o seu mecanismo,  acarretando menor durabilidade da mesma.  Outro hábito comum dos violonistas e guitarristas é deixar a sobra da corda ou enrolar a sua ponta, algo que dificulta, caso precise de uma substituição rápida, além da estética também não ficar legal!  Fazer o acabamento correto da corda evitará que você machuque o dedo ao esbarrar a mão no headstock ou que a sua capa comece a rasgar na parte interna do instrumento devido o contato da corda.

Então se liga nessa super dica:

 

Para ver com mais detalhe assista o VÍDEO:

1- Afrouxe a corda da tarraxa até retirá-la por inteiro e depois e retire o pino do cavalete;

cordas 1

2 – Pegue a nova corda e prenda primeiro no cavalete e, em seguida, leve sua ponta até o headstock do violão;

cordas 2

 

3 – Deixe o orifício do pino (aquele buraquinho na tarraxa por onde passamos a corda) na mesma direção da corda;

cordas 3

 

4 – Passe toda a corda pelo orifício e calcule uma distância até a próxima tarraxa,  marcando com o próprio  dedo essa distância, esse é o tamanho ideal que a corda deverá ficar presa na tarraxa.

*Utilize a referência do final do headstock para medir o tamanho ideal das cordas nas tarraxas referentes as cordas Ré e Sol;

 

cordas 4

 

5 –  Após medir a distância da corda até a próxima tarraxa, utilizando o seu dedo como marcador, volte a corda, em seguida dobre a corda para dentro do headstock;

 

cordas 5

 

5.1 – Agora  segurado a corda com a mão direita próximo ao nut, enrole a mesma;

cordas 5.1

 

6- Após enrolar a corda, você deverá fazer o movimento de vai e vem para poder quebrar essa sobra.  Ao fazer a quebra dessa maneira sem auxílio do alicate, você permitirá que a corda seja quebrada sem ficar pontas, evitando assim que a mesma perfure os dedos ou rasgue a sua capa.

cordas 6

 

Agora que você já aprendeu,  pode trocar as cordas do seu violão de aço!

 

 

F.Gênia