20 abr

 

violao2

 

 

Olá, pessoal. Hoje no Blog da Michael daremos dicas de como fazer arpejo no violão. Para quem não sabe, esta técnica se dá quando as notas de um determinado acorde são tocadas uma a uma, sucessivamente e individualmente.

 

É importante ressaltar que os arpejos podem acontecer em quaisquer acordes (maiores, menores, com sétima, aumentados e diminutos), podendo ser simples, quando são tocadas apenas as três últimas notas do acorde, ou composto, quando são tocadas todas as notas do acorde.

 

 O 1º passo para aprender esta técnica é ter um bom conhecimento do braço do violão e das notas. Falamos isso porque os acordes possuem suas notas definidas e podem ser trabalhados em várias regiões do braço do violão. Por exemplo, eles podem ser feitos em uma ou mais notas por corda. Você pode fazê-los também soando com timbre diferente, usando notas mais agudas ou graves. É possível também executá-los com sequência de notas invertidas dos acordes.

 

Por isso, é hora de trabalhar a memória! É fundamental aprender sobre as casas do violão. Faça diariamente, este exercício: passe os dedos sobre cada nota da escala, sem tocar, mentalizando, uma a uma, as notas do instrumento. Com o tempo você reconhecerá cada uma delas, só olhando para o violão sem precisar tocar.

 

Depois estude a escala cromática, identificando os bemóis e sustenidos. Por último, treine bastante o uso da palheta, principalmente, na dinâmica de tocar as cordas para cima ou para baixo. Ao fazer isso lembre-se de movimentar os dedos e não punho. Além disso, não deixe-a muito presa para você executar com naturalidade e dinâmica.

 

 

Então é isso, estando afiados nestas dicas, com certeza farão os arpejos com facilidade! Esperam que tenham gostado! Bons estudos!

F.Gênia