02 jun

post

 

 

Tocar violão é algo que exige uma boa coordenação! Tanto é que existem exercícios específicos para desenvolver somente a mão direita e outros para a mão esquerda.

Com o tempo e bastante prática seus dedos começam a agir de maneira independente, sem interferir no movimento um do outro.

 

Muitos associam o tamanho de seus dedos a falta de flexibilidade. Mas antes de dar a dica de hoje é importante esclarecer um ponto: dedos longos ajudam sim , mas não são justificativa para que deixe de exercitar e aprimorar.

 

Existem vários violonistas habilidosos que não tem dedos compridos, mas que se tornaram exímios músicos por serem dedicados.

 

Nesse artigo, vamos apresentar um exercício que vai ajudá-lo muito na independência dos dedos. Se estiver aprendendo ainda, é capaz que tenha alguma dificuldade, mas com a prática, verá que irá ajudá-lo bastante.

 

exercicio1

 

O exercício acima será feito utilizando quatro dedos da mão esquerda. A sequência 1-2-3-4 será repetido em todas as cordas, começando na primeira casa. Recomendo que faça esta sequência até a décima segunda casa para que seus dedos se acostumem com a diferença dos espaçamentos.

 

exercicio2

 

Este é exercício acima é uma variação do primeiro. Você vai fazer a sequência 4-3-2-1 em todas as cordas, só que agora fazendo de cima para baixo. Também recomendo que faça essa sequência até a casa 12 também para se acostumar com espaçamento.

 

Bons estudos!

F.Gênia