28 jul

violãoaacorde
Como são formados os acordes? Obra do além? Seriam filhos de algum cidadão perdido no tempo e espaço que cismou colocar os dedos em qualquer lugar dizendo, como em um passe de mágica: “pronto, mundo! Eis aqui um acorde”. Acho que não, ein?

 

Hoje, vamos ensinar como eles são construídos, usando o exemplo de um acorde maior, para ficar fácil de entender! Então aprenda ou fique nesse aí de ficar olhando revistinha apertando os dedos, sem procurar saber que tocar violão é um exercício lógico.

 

Vamos aprender primeiro o “segredo do universo” chamado de Tríade! Ela é a referência primaria para entender tudo. Os acordes são montados a partir da 1ª, 3ª e 5ª nota a partir da fundamental, (fundamental é a nota, mais importante do acorde, a que dá nome para o acorde), ou seja, 3 notas. Vejamos o exemplo, usando referência um violão:

 

Vamos fazer o acorde: Lá Maior (Depois é só usar este raciocínio para todos os acordes).

-Começamos identificando a nota Lá, quinta corda solta, que no caso é a nota fundamental do acorde. Seguindo a escala, pulamos a segunda nota, o Si, e encontramos a terceira, que é o Dó sustenido

 

Então, por enquanto temos duas notas: Lá e Dó# (Dó sustenido)

 

-Continue na escala. Pule a 4ª nota, que é o Ré, e pegue a quinta que é o Mi

 

-Temos então o acorde montado com as notas: Lá, Dó# e Mi.

 

Vamos conferir. O acorde de Lá maior é esse, certo?

la3
-Quinta corda solta é um Lá. (Bordão é a nota mais grave do acorde, neste caso a Tônica, que é da nome para o acorde)

La
-Quarta corda Ré apertada na segunda casa é um Mi, ou seja, nossa quinta nota da escala.

MI
-Terceira corda apertada na segunda casa é um outro Lá (A). Observação, não tem problema, podemos usar um Lá mais grave e agudo.

Lá2
- Faltou quem? O Dó# (dó sustenido). Olha só, a corda 2 apertada na casa dois temos a que estava falando a terceira nota o (Dó#)

dó sustenido

EUREKA! Temos o acorde! Viram, não é feitiçaria!

Assim são formados tantos os acordes Maiores e menores. A única diferença entre eles está na 3ª. Na tríade, o acorde Maior é feito a partir do intervalo de 2 tons. Se usarmos o exemplo da nota fundamental Lá, a 3ª é o Dó#, no acorde maior, já no acorde menor é 1 tom e ½, no caso, a 3ª será o Dó
Espero que tenham gostado, até a próxima.

 

Abraços,
 
Equipe Michael,
  

Site: www.michael.com.br
Facebook: /MichaelInstrumentosMusicais
Instagram: @michaelinstrumentos
Twitter: @MundoMichael
Youtube: /michaelinstrumentos

F.Gênia