04 fev

A música brasileira é conhecida por sua grande diversidade de estilos e ritmos, e sua mistura é uma importante referência da nossa cultura. Em nossas músicas conseguimos identificar traços europeus, africanos, indígenas e muitos outros. Mas como tudo isso se juntou e formou a música brasileira?

 

Podemos dizer que tudo começou com os índios, que com seus chocalhos, flautas e tambores formavam melodias que eram usadas nas danças em círculo. Além desses instrumentos, usavam as vozes, mãos e pés para incrementar suas músicas.

 

Com a chegada dos escravos trazidos da África, no século XVII, os ritmos começaram a ser mesclados, e começaram a ter influência do candomblé. Posteriormente, os portugueses juntaram as baladas lentas que eram acompanhadas por cavaquinhos, bandolins e guitarra portuguesa. Também houveram outros elementos influenciadores, como as óperas italiana e francesa, a dança bolero, e no século XX, o jazz norte americano.

 

Devido à combinação de todas essas culturas, a música brasileira tem uma identidade única, e através disso, nasceram diversos estilos como o samba, bossa nova, MPB, pagode, sertanejo e o funk carioca, sendo o samba mundialmente conhecido devido ao nosso carnaval. Aos poucos, outros ritmos também estão ganhando espaço fora do Brasil.

 

E aí, qual é o seu estilo favorito?

 

origem musica brasileira

Fonte: http://londonburning.com.br/historia-da-musica-no-brasil/

F.Gênia