11 dez

Você já sentiu alguma dor ou desconforto nas mãos/dedos ao tocar um instrumento? Saiba que isso pode ser evitado com o alongamento, antes e depois da prática. Mas você pode pensar “mas eu toco sentado, mexo apenas os dedos, não preciso me exercitar”. Pois aí é que você se engana.

 

É super importante criar esse hábito de se “aquecer”, para que não desenvolva problemas futuros. Um dos problemas mais comuns causados pela falta de alongamento é a tendinite, que se trata de uma inflamação ou irritação de um tendão (parte final do músculo, como uma corda fibrosa que faz a fixação dos músculos aos ossos).

 

Exercícios simples podem evitar todos esses transtornos, e por isso separamos algumas dicas para vocês. Vem conferir:

 

1. Aqueça os dedos: Esfregue as mãos antes de fazer qualquer tipo de exercício.

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2. Dobre cada um dos dedos: Puxe os dedos para trás (um de cada vez) até sentir um leve alongamento e depois faça o mesmo para frente. Evite forçá-los até sentir dor.

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3. Coloque as mãos espalmadas sobre uma superfície plana: Apoie suas mãos sobre uma mesa, por exemplo, e estique os dedos o máximo possível. Fique assim por 30 a 60 segundos, e faça 4 repetições.

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4. Faça os “dedos em garra”: Dobre os dedos de maneira que as pontas repousem contra a base das articulações dos dedos, e mantenha o ritmo do exercício anterior: 30 a 60 segundos, com 4 repetições.

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5. Faça um “levantamento” dos dedos: Apoie novamente as mãos na mesa. Levante um dedo por vez e abaixe-o. No fim, levante todos os quatro dedos e o polegar, abaixando-os ao mesmo tempo. Faça 4 repetições.

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Agora que você já aprendeu alguns exercícios e sabe da importância de se alongar antes de tocar, crie esse hábito e coloque em prática todo o aprendizado. Para mais dicas de exercícios, recomendamos o livro Isometrics Guitarrits de Milton Raskin, professor, pianista e arranjador renomado da década de 70. Cuide sempre da sua saúde, e até a próxima!

 

Fonte: https://pt.wikihow.com/Exercitar-Seus-Dedos

F.Gênia