11 ago

Você tem dúvidas de como afinar o violão? Então não se preocupe, viemos trazer algumas dicas super úteis para você. Neste post, iremos explicar a afinação tradicional do violão, mas vale lembrar que existem outros tipos de afinação.

Sempre vamos contar as cordas de baixo para cima. A primeira corda é a corda mais fina, chamada de Mi (mizinha); a segunda é a Si; a terceira Sol; a quarta ; a quinta e a sexta também é Mi, só que é a corda mais grave (também conhecida como Mizona).

Depois de aprender o nome das notas, é hora de aprender as cifras de cada nota: Mi = E / Si = B / Sol = G / Ré = D / Lá = A.

Na hora de afinar o seu violão, você vai ligar o seu afinador caso seja um violão elétrico, e no caso de um violão acústico, você pode utilizar um aplicativo. É muito importante que você olhe qual é a letra que está aparecendo no afinador, então é essencial conhecer a ordem da escala (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si).

Por exemplo, se estiver aparecendo a letra D (que é referente a nota Ré), e o ponteiro do afinador estiver abaixo/antes do meio, quer dizer que a corda está mais grave do que ela deveria estar. Então nesse caso, você deve apertar a corda até que o ponteiro do afinador fique centralizado. Se a corda estiver acima/depois do meio, quer dizer que a corda está mais aguda do que deveria. Então nesse caso, você deve afrouxar a corda, lembrando de que o ponteiro do afinador deve ficar centralizado.

Então essa analogia de ver qual é a letra que está aparecendo e a ordem na escala é muito importante, para que você saiba o que deve fazer. Você pode trabalhar também para a sua percepção com a afinação de ouvido, ideal para músicos mais experientes.

Quer conferir esse conteúdo em vídeo? Então clique na imagem abaixo e você será direcionado ao nosso canal do Youtube!

F.Gênia