13 ago

Partes Violão

Universalmente conhecido como guitarra clássica, o violão pertence ao grupo de instrumentos de cordas e teve sua origem nos países europeus provavelmente em meados do século XII.  Acredita-se que se trata de uma adaptação do Alaúde Árabe e da Cítara Romana, mas  foram os espanhóis os principais responsáveis pelo desenvolvimento do violão na versão como conhecemos hoje.

Braço: Composto, geralmente, de madeira maciça e rígida fixado ou colado ao corpo do instrumento. Madeiras muito utilizadas são o mogno e cedro. O braço é preso ao corpo com ajuda do tróculo.

(13)Boca: Feito para permitir a passagem do ar em vibração.

(9)Cavalete: Peça utilizada para fixar corda ao corpo do instrumento.

Corpo: Com a função de ressonância o corpo possui diversos formatos que dão ao instrumento sonoridade diferente. Composto de combinações de madeiras para conferir características como flexibilidade, resistência, timbre e afinação desejados.

(1)Cabeça ou headstock: Geralmente feita da mesma madeira do braço. Fixada em ângulo para facilitar a fixação das cordas.

(4)Escala: Feita de madeira diferente do restante do braço a escala é presa ao braço para fixar os trastes e servir de apoio aos dedos do executante.

(7)Faixas: Composto de madeiras com maior resistência as faixas são moldadas em lâminas finas e coladas ao tampo e ao fundo através de peças internas.

(2)Pestana: Ponto de junção da cabeça a escala com a função de separar e elevar as cordas.

(10)Rastilho: Peça de osso ou plástico usado para suportar e distanciar as cordas além de transmitir a vibração das cordas ao tampo.

(8)Tampo: Responsável pela maior parte da amplificação acústica é feito de madeira mais flexível, é resistente o suficiente para suportar a tração das cordas.

(3)Tarraxas: Servem para controlar a tensão aplicada a cordas.

(5)Trastes: Divisões fixadas ao braço utilizadas para dividir o as cordas em partes menores para que possa ser aumentada a freqüência das vibrações.

(6)Tróculo ou nariz: Peça que serve de apoio e ligação do braço ao corpo do violão.

F.Gênia