12 fev

A técnica que atrai cada vez mais os músicos de todo o mundo e toma conta dos canais de dicas no Youtube. É o Fingerstyle! Ele tem crescido consideravelmente nos últimos tempos, mas, se engana muito quem pensa que o Fingerstyle é algo novo.

Antigamente conhecido como Chord Melod e já foi muito tocado no violão clássico (ou erudito), tocar a harmonia e a melodia já é mais do que corriqueiro para muitos musicistas. Mas você sabe o que é? A técnica nada mais é que a junção do acorde + melodia, utilizando os seus dedos ao invés da palheta. Consiste na execução de base e solo em um único instrumento, explorando, além das cordas, os recursos percussivos que o instrumento oferece e adicionando as nuances que o músico desejar.

Para fazer a técnica com maior perfeição é preciso que o músico conheça a estrutura, desenvolvimento e alterações dos acordes por todo o braço do instrumento, isso auxiliará a manipular as coisas na hora de montar arranjos.

Atualmente, as performances dentro do Fingerstyle estão mais ousadas, complexas, e com técnicas inovadoras, além de vários novos artistas que andam dando um show e influenciando cada dia mais as pessoas com as suas formas diferenciadas de tocar Fingerstyle. Um belo exemplo é o jovem garoto, Sungha Jung, que encanta absolutamente todos com sua forma de tocar, muitas vezes utilizando o fingerstyle com palheta e fazendo solos incríveis de violão, muito difíceis de serem executados.

Quer saber melhor como utilizar a técnica Fingertyle com os violões Michael? A nossa #artista Débora Ildêncio tem dicas especiais para você nos vídeos abaixo, confira!

F.Gênia