18 jan

EXPOMUSIC 2 e 3 DIA 0305

 

Olá, pessoal do Blog! Como vão todos? Já estávamos com saudades! Este ano continuaremos publicando diversos assuntos e contamos com suas sugestões, ok? Sem mais delongas, hoje falaremos sobre “Hardware” .

 

Para quem não sabe, este termo se refere a todo o conjunto de peças metálicas que compõem uma guitarra ou contrabaixo, sendo parte fundamental  na composição do instrumento, pois podem influenciar na estrutura, estabilidade e sonoridade.

 

O Hardware é normalmente composto pelas tarraxas, ponte (base, saddles e molas), parafusos, placa do braço, placa do jack e tensor.

 

Os materiais normalmente utilizados são o aço inox e/ou o latão, podendo ser de cor e modelo diferente de um instrumento para outro, mas, o mais importante é a funcionalidade desses itens.

 

Vale destacar a “ponte” como um item de grande importância, pois influencia diretamente no timbre, no sustain e, em alguns casos, na estabilidade de afinação do instrumento.

 

Quanto maior a densidade da “massa” do material da ponte, maior a sua resistência e, por consequência, maior vibração das cordas, maior sustain e volume projetado.  Uma combinação de materiais da base da ponte com os saddles pode proporcionar timbres e tonalidades distintas.

 

Os saddles que, sustentam as cordas de guitarras e contrabaixos, também podem apresentar grande variedade de materiais (aço, latão, ferro, antimônio, nylon, grafite) e por consequência influenciam também no timbre.

 

post

 

Os mais comuns são feitos em ZAMAC (liga de Zinco) ou antimônio e posteriormente cromados. Uma forte característica desse material é um timbre com tonalidade médio-grave, enquanto os saddles de aço produzem um timbre mais agudo e com grande sustain.

 

É através dos “saddles” que os ajustes de oitavas (entonação) e da ação das cordas (altura) são feitos. Portanto, trata-se de item relevante na composição do instrumento por influenciar diretamente na sua tocabilidade, na qualidade tonal (afinação) e no sustain do instrumento.

 

Então é isso, espero que tenham gostado!

F.Gênia