18 ago

Elas não são responsáveis diretamente pelo timbre, mas estão diretamente ligadas a execução e qualidade sonora do instrumento. É desconfortável quando ao tocar o instrumento ele apresenta está desafinado, não é? As tarraxas possuem papel crucial na afinação do instrumento. Existem diferentes tipos de tarraxas e entender os tipos e suas funções é um passo importante na hora do aprendizado musical e também na hora da compra.  

As mais comuns são as tarraxas abertas, blindadas e as semi blindadas. Os modelos de tarraxas abertas possuem seu mecanismo totalmente exposto e são mais comuns em violões com cordas de nylon. 

Existem também as tarraxas blindadas, onde a sua estrutura não fica visível, assim elas não estão sujeitas ao acumulo de sujeira ou oxidação. Elas também são mais resistentes e mais difíceis de apresentarem problemas. Já as tarraxas semi blindadas possuem a mesma construção das blindadas, a diferença é que ela possui uma tampa de proteção em suas engrenagens, podendo ser facilmente abertas.  

Quer entender melhor sobre os tipos de tarraxas e suas construções?  

Veja o vídeo abaixo com a nossa #artista Débora Ildêncio sobre as tarraxas e dicas especiais!   

F.Gênia