01 jan

Quem nunca passou por bloqueios criativos na hora de compor arranjos dentro das suas ideias musicais, que atire a primeira pedra! Criar um arranjo no violão, não é uma tarefa simples, é preciso demonstrar todo o seu domínio com o instrumento e com a teoria musical. Por isso resolvemos compartilhar algumas ideias que vão te ajudar na hora de fazer um arranjo no violão. Mas antes de tudo, é preciso saber o que significa um arranjo.

Fazer um arranjo é nada menos que um processo de adaptação de uma música de maneira criativa. Na hora de fazer um arranjo, podem ser alterados os elementos rítmicos, melódicos e harmônicos e adaptá-los para a linguagem do violão, mas, vale ressaltar que essas alterações não podem se caracterizar em uma nova obra musical, por isso, fique muito atento às dicas que vão ajudar a organizar melhor as suas ideias e criar arranjos da melhor maneira.

A primeira dica para elaboração de um arranjo é ter boas referências e conhecer a fundo a música que deseja. Uma vez escolhida, você deve buscar suas diversas formas de apresentação, cifras, gravações já existentes, partituras ou vídeos da música em questão. Criar intimidade com a música também é um passo fundamental. Aprender a melodia vêm como segundo passo no processo de criação do arranjo. Analise a música, aprenda a tocar em variados tons e experimente diferentes regiões do violão e se possível, experimente cantá-la, mesmo que você não seja um cantor.

Assim como a melodia, conhecer o campo harmônico da música e suas variações, ajudará na sua compreensão musical, já que é muito importante compreender cada elemento, seja ele de maneira isolada ou combinada. Com a definição desses elementos você já pode começar a etapa de elaboração do arranjo. Um diferencial e bônus que deixamos aqui é: se grave! Faça gravações de você mesmo (pode ser com o celular) ou gravador simples, o importante é que consiga ouvir como está soando o seu arranjo.

Fazer um arranjo está totalmente ligado com o seu gosto e propósito musical. Seguindo esses passos, será muito mais simples transformar as suas propostas musicais em lindos arranjos, tornando-os únicos. Até a próxima!

Nesse vídeo gravado com as nossas #artistas Débora Ildêncio e Ana Laura Lopes também fala um pouquinho sobre composição e arranjo. Confira!

F.Gênia